14 fevereiro 2013

JARDIM VERTICAL

De acordo com os padrões de vida em grandes centros urbanos ultimamente nos vemos cada vez mais confinados a viver em espaços  cada vez menores - os "apertamentos". Por isso, fica bem mais difícil aos amantes da natureza de conseguirem aquele cantinho tão desejado para colocar suas plantinhas.

Pensando nisso, esse post traz algumas dicas de como podemos aproveitar os mínimos espaços que temos para conseguir um pouco mais de contato com a natureza e trazer mais de verde para dentro de casa.


Alguns vasinhos de plantas na varanda são bem comuns, mas o que dizer de pendurar um quadro verde como esse? Gostou da ideia? É só conseguir uma tela de galinheiro, prender algumas placas de xaxim nessa tela, emoldurar e pendurar na parede! Basta borrifar água para mantê-las sempre verdinhas, sem comprometer a sua parede com a umidade.

Mas antes de te despertar para outras formas de conseguir seu próprio jardim vertical, também gostaria de mostrar  alguns projetos bem ousados, que utilizaram um jardim vertical nas empenas cegas das fachadas. Vejam!



Você deve estar se perguntando nesse momento: "Nossa, mas a manutenção deve ser caríssima! Aposto que devem ter muitos problemas de infiltração!"

Mas é por isso que eu investi nesse post. Hoje em dia, com tanta tecnologia e tantas novas boas ideias já é possível manter um jardim desse com poucos recursos e com apenas um único ponto de água. Sim, você pode ter um jardim vertical em sua casa sem muita dor de cabeça!

Pense pelo lado vantajoso também: Com um jardim desses, além de trazer mais beleza natural para seus espaços, você ainda consegue melhorar o conforto ambiental interno de seus ambientes. Veja nos projetos acima, uma fachada inteira protegida da insolação direta! Genial e natural! 

Assim é possível economizar no uso do ar-condicionado e na conta de luz! Pensando em proporções maiores, você também contribuirá para amenizar as ondas de calor do microclima local e diminuir a exploração de recursos naturais não renováveis (como exemplo, a energia para o uso do ar-condicionado).

Claro que você pode começar com projetos menos ambiciosos, como é o caso das próximas imagens. Você pode tirar proveito daquele seu pedacinho de muro e transformá-lo em um belo jardim. Uma boa vantagem é manter o espaço interno liberado para colocar mesas e cadeiras para uma refeição ao ar livre.




Se você tiver coragem e empolgação suficiente, também pode trazer seu jardim vertical para a sala, como mostrados nas imagens a seguir. Duas ideias que vão depender do seu tempo para o cuidado com as plantas. Também é necessário conhecer bem as espécies que vão se adaptar melhor ao espaço interno.



Mas se você é um aprendiz de primeira viagem e não quer deixar de testar suas habilidades para ter um cantinho verde em sua casa, aí vão mais duas dicas de jardins verticais mais simples que cabem em qualquer espaço.



Essa última ideia é bem simples. Basta adquirir um palete (em lojas de material de construção) e moldá-lo da maneira que você desejar, criando quadros menores e depois fixar placas de xaxim no fundo, onde as plantas poderão ser fixadas com pedaços de arame, até que elas consigam se fixar sozinhas. Para a irrigação, basta borrifar água, para não estragar ou umedecer sua parede. Essas propostas ficam ótimas em varandas!

Animaram? Então providenciem logo seus espaços verdes!


SUSTENTABILIDADE NOS PROJETOS

Você já parou para pensar que em todos os ambientes de sua casa podem ter um toque de sustentabilidade?

Hoje em dia se ouve muito falar sobre sustentabilidade e produtos sustentáveis, mas até quando já podemos incorporar tais conceitos em nosso cotidiano?

Pois bem, foi pensando nisso que resolvi escrever mais essa matéria e dar algumas sugestões.

Alguns projetos de arquitetura bem ousados já incorporam o reaproveitamento de materiais de formas bem inusitadas, como é o caso desse auditório que tem um teto todo revestido com garrafas de cerveja. Nessa proposta, as garrafas tem uma função bem especial de promover uma melhor acústica do espaço. Com seu desenho tortuoso e em alturas diferenciadas, seu desenho incrível consegue aliar uma ótima função para um material que seria descartado.


Outra maneira de aproveitar as garrafas no mesmo projeto, foi na criação dos biombos, no hall principal do auditório. De uma forma mais simples, as garrafas foram encaixadas dentro de um caixilho (moldura) de madeira. Essa é uma ideia que se aproxima do que podemos fazer em nossa própria casa. Que tal um biombo como esse para criar um hall de entrada ou dividir uma sala em dois ambientes?


Tá certo, vamos combinar que ainda é um pouco complicado de usar essas opções acima no dia-a-dia. Por isso, vamos explorar outras opções?

No exemplo abaixo, uma ideia muito simples de deixar o seu espaço mais personalizado é a de instalar uma escada velha de madeira na parede e transformá-la em prateleiras de livros. Você ainda pode dividi-la ao meio e colocar no canto de sua sala, por exemplo.


Mas, o que mais pode ser aproveitado?

Voltando a falar de garrafas, elas podem se transformar em um belo abajur com cúpula estampada (na foto foi utilizada uma garrafa de vinho) ou uma cortina (de garrafas PET) com formato inusitado para dividir ambientes. Vamos adotar essas ideias?




Ah, outra ideia interessante. Sabe aquelas caixas plásticas de supermercado? Então, elas também podem ter um lugar especial. Olhem só a próxima ideia. As caixas se transformaram em uma imensa luminária. Claro, na sua casa você pode manter uma proporção menor, ok?


Essas caixas já podem ser incorporadas de várias formas. A mais divulgada é a de estantes em módulos. Então aí vai a última dica desse post: um escritório todo montado com caixas de feira que configuram uma estante belíssima, para impressionar seus clientes. Elas também podem ser utilizadas em menor quantidade para criar em sua sala uma estante ,um sapateiro, uma cristaleira, enfim... deixe sua criatividade comandar!


Essas são dicas fáceis e muito baratas de deixar seus espaços com um estilo diferente e totalmente responsável.

Depois dessas dicas, espero que meus queridos leitores se tornem um pouco mais adeptos dos conceitos de sustentabilidade e que possam deixar a criatividade rolar para reaproveitar materiais e criar novos usos.